Mosteiro São José

Horário de atendimento:

8:30 às 11h - 14h às 16:30
Missas diariamente às 07:30

 

Vocação

Home Vocação

A vocação

Imagem11

“Desde o nascimento da vida de especial consagração na Igreja, homens e mulheres, chamados por Deus e d’Ele enamorados, viveram a sua existência totalmente orientados para a busca do seu Rosto, desejosos de encontrar e contemplar a Deus no coração do mundo. A presença de comunidades colocadas como cidades no cimo do monte e candeias sobre o candelabro (cf. Mt5, 14-15), mesmo na sua simplicidade de vida, representam visivelmente a meta para onde caminha a comunidade eclesial inteira, que «avança pelas estradas do tempo com o olhar fixo na futura recapitulação de tudo em Cristo», preanunciando assim a glória celeste”.Constituição Apostólica Vultum dei quaerere, 2 Uma vocação é um chamado de Deus. Todos nós temos uma vocação. Nós fomos chamados por Deus para a existência, chamados a ser seus filhos, a receber seu amor e a devolver nosso amor a Ele. Deus chamou nossos primeiros pais para uma íntima comunhão com Ele e vestiu-os de graça e justiça resplandecentes. Embora muitas vezes falhamos com Ele, Deus nunca deixa de nos convidar. A palavra "vocação" geralmente se refere a uma vocação religiosa. O Espírito Santo inspira alguns dos filhos de Deus a seguir Seu Filho Jesus como Ele viveu, pobre, casto e obediente, para dar todo o seu coração a Ele. Esta vocação é sempre uma resposta do coração ao amor do Senhor. Se sentires que Jesus está te chamando para te entregar totalmente a Ele em uma vida de oração e sacrifício como uma Carmelita Descalça, entre em contato conosco. Que Deus te abençoe!

A busca para descobrir o chamado de Deus para sua vida deve ser primordial. Nada é mais importante. Não há dúvida de que a realização terrestre e a felicidade suprema de uma pessoa dependem muito de discernir adequadamente a vontade de Deus, especialmente em termos da vocação particular que um homem ou uma mulher possa escolher.

DúvidasNão é raro encontrar jovens que por muito tempo tenha sentido o chamado ao sacerdócio ou à vida consagrada. Eles sentiram uma certa inclinação ou forte desejo de entregar-se inteiramente a Deus. Alguns estão muito felizes com o pensamento, e suspiram pelo dia em que podem entrar no seminário ou começar a formação religiosa. Outros, ao contrário, sentem uma grande repugnância na ideia de desistir de todas as coisas para seguir o chamado Divino que tem soado em seus ouvidos há muito tempo. Alguns até tentam ignorar qualquer ou todos os pensamentos de uma vocação sacerdotal ou religiosa, como se fossem tentações, mas não conseguem fazê-lo.

Seja qual for o chamado, tenha a certeza de que, se você estiver realmente aberto(a) à vontade de Deus em sua vida, o Todo-Poderoso manifestará Seu desejo em relação à sua vocação particular.

Se você estiver discernindo uma possível vocação ao Carmelo, lembre-se de que toda Irmã Carmelita passou pela mesma experiência. Pode ser emocionante e assustador ao mesmo tempo! Nós entendemos seus desejos, esperanças, ansiedades, medos, etc e estamos aqui para ajudá-la.

Reze com sinceridade ao Espírito Santo para que te ilumine, implore a graça de conhecer a vontade de Deus e a força para fazer o que o Todo Poderoso deseja de você.

Mão da bençãoNão se apresse, mas também não demore demais, pois poderá se tornar mais difícil. Você nunca terá 100% de certeza, mas quando sentir um forte anseio do chamado de Deus, tente responder plenamente e confiar que Deus irá mostrar-lhe se é a decisão certa.

Reúna toda a informação que precisa, encontre um Diretor Espiritual ou Sacerdote para conversar e te ajudar.

Tire um momento calmo para a oração todos os dias e, se possível, vá à missa e ouça atentamente as leituras, especialmente o Evangelho. Deus pode falar muito poderosamente através da Liturgia.

Esteja aberta ao chamado de Deus que se manifesta nos acontecimentos da vida quotidiana de diversas formas: na natureza, através de amigos e familiares ou nos mais simples acontecimentos diários. Depois de um tempo, você reconhecerá que algo parece estar dirigindo sua vida ao lugar que Deus quer.

Um chamado ao Carmelo é um presente de Deus e isso significa que alguma centelha de nosso carisma carmelita - ou "espírito" – está aceso em você. Você vai se identificando conosco! O chamado de Deus para se tornar uma Carmelita contém uma graça habilitadora para ajudá-la em cada etapa da jornada. A história de cada pessoa é única.

Se você está realmente convencida e sente dentro de si mesmo enquanto reza, que a sua oferta é agradável a Deus, entre em contato conosco. Abrace essa graça especial!

madre-vela

Ao falar de formação falamos de formação integral, que envolve toda a vida e todos os aspectos humanos. Ela começa desde os primeiros contatos com Carmelo e termina com a morte. Este aspecto essencial da nossa vida tem fases, como a formação inicial dos primeiros anos de vida religiosa e a formação permanente ao longo de toda a vida.

"A formação inicial tem como finalidade que as candidatas, dóceis à ação de Espírito Santo, respondendo com amor ao chamado gratuito e amoroso do Senhor; e sob a direção de mestras experientes, conheçam e vivam paulatinamente a vocação própria das Carmelitas Descalças, seus valores e suas exigências...” também “Com vistas a uma boa formação para esta vida contemplativa, é sumamente importante unir a experiência concreta da vida religiosa a uma adequada instrução intelectual, que sirva pra formar as candidatas no conhecimento profundo da verdade que devem contemplar e viver”. (Constituições de 1991, N° 135.139).

Por esta razão as formandas recebem aulas teóricas e práticas. Sagrada Escritura, liturgia, teologia, espiritualidade carmelitana, história da Ordem, psicologia e formação humana, a vida consagrada, música e canto, várias tarefas práticas e todas as tarefas domésticas. Ter-se-á em conta a formação com que cada vocacionada chega ao Carmelo e suas características pessoais, pois não se forma em série, mas de maneira personalizada.

O mundo precisa de jovens generosas e corajosas, prontas e dispostas a oferecer suas vidas com alegria e entusiasmo para servir gratuitamente, viver para os outros e amar sem medida como Jesus disse: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos” (Jo 15,13). Se hoje ouvires Sua voz te chamando para este desafio maravilhoso, não hesite em dizer sim com todo o amor e ousadia de teu coração. Jesus verdadeiramente te chama quando em teu coração diz: "Vem me seguir e eu vou te mostrar a plenitude da vida e alegria nesta jornada de fé que fazemos juntos. Vamos subir a montanha do Carmelo até alcançar a completa união com DEUS para sempre na ALEGRIA da VIDA Eterna!”

REQUISITOS PARA ENTRADA:

1. O desejo de dedicar-se totalmente ao amor e ao serviço de Deus e da Sua Igreja, através do seguimento de Cristo numa vida de oração e contemplação, de sacrifício e luta pela verdadeira santidade;

2. Uma atração pela oração e vida religiosa em comunidade;

3. Um espírito de generosidade;

4. Educação - Ensino médio (experiência de algum trabalho é útil);

5. Saúde física normal.